23 de agosto de 2011

Consulta Dermatologista

Pois é depois de muito ter sofrido com uma comichão horrível nas estrias que se formaram na barriga e depois de uma ida às urgências e me ter sido receitada uma pomadinha tipo fenistil que segundo a obstetra de serviço não faria mal nenhum, assim o fiz mas evitei ao máximo as suas utilizações e só coloquei 2 dias pois felizmente tive consulta com o meu obstetra (que se encontrava de férias) e me mandou cancelar a aplicação da pomada e só lavar com Oleoban e aguentar visto que já falta pouco, mas marquei na mesma consulta com o meu Dermatologista, que foi ontem, e onde me foi diagnosticada uma doença que se revela no 3º trimestre da gravidez, uma em cada 160 gravidezes, normalmente gravidez de menino... 
Aqui deixo uma pouco desta doença para partilhar informação...


PUPP (Pápulas Urticadas Pruriginosas da Gravidez) - também conhecida como Erupção Polimórfica 

Um tipo de doença que se parece com uma urticária e é particular das grávidas. Ela se manifesta como lesões vermelhas semelhantes à picadas de insetos no abdome e braços e que melhoram espontaneamente após o nascimento da criança. Essas doenças não são graves, não levando a nenhum problema para o bebê, mas causam extremo desconforto devendo ser tratadas, já que existem medicações que podem ser utilizadas nesta fase. 

Consistem de pápulas e placas urticariformes, que se iniciam no abdômen e se estendem para coxas e membros. É referido prurido intenso, principalmente à noite. 

É muito conhecida como o comichão que não deixa dormir. Caracteriza-se pelo aparecimento de pápulas no abdómen, que muitas das vezes iniciam-se nas estrias (criam-se pápulas muito pruriginosas nas estrias, que vão criar grandes placas, normalmente à volta do umbigo, e que leva a que, por vezes, as mulheres não consigam sequer dormir por causa da comichão intensíssima que têm). Quase sempre a região periumbilical é poupada.
 



3 comentários:

  1. As melhoras. Espero que passe rapidamente :)

    ResponderEliminar
  2. E o que o seu dermatologista receitou? Eu também estou com PUPPP e coça demais! Ele me passou um corticóide, mas está impossível!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. ele receitou uma pomada corticóide e o aerius p tomar e o oleban p o banho... as rápidas melhoras custa tanto.......

    ResponderEliminar