23 de agosto de 2011

37 semanitas de ti bebé...

A mamã...
  •           Peso: 76,3  kgs
  •           Barriga: 108 
  •           Peito: pesado (acho eu com colostro)
  •           Vómitos: não
  •           Náuseas: não
  •           Tonturas: sim e não é preciso fazer movimentos bruscos
  •           Contracções: algumas mas sem dor por vezes regulares.
  •           Dores: muitas dores nas virilhas, deve ser o bebé a encaixar.
  •           Fadiga: fase ovni, qd saíu à rua parece que toda a gente olha para mim tipo "coitadinha deve estar mesmo quase quase", alternando com "que barrigãoooo!!!"
  •           Azia: tive duas vezes de tomar o medicamento  
  •           Pulsações: às vezes principalmente se não tomar logo café.
O meu humor: Sem saber se é hoje se é amanhã se depois, claro que o humor alterna entre a ansiedade, o estar farta, nostálgica (já com saudades da barriguinha), enfim muitos sentimentos ao mesmo tempo.
Os meus desejos: sem desejos.

Acontecimentos da semana:  Muito melhor da comichão, embora agora tenha também comichão nos pulsos nas mãos, o dermatologista diz que só deve mesmo passar após o parto...

O que dizem os livros!


Teoricamente o bebé está pronto. Se nascer a partir de agora, não será mais considerado prematuro, e sim um bebé "a termo". Mas, quanto mais tempo ele ficar na barriga para ganhar peso, melhor.
 Esta semana o bebé está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer.
 Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebé, e vão formar seu primeiro cocó, uma mistura quase preta chamada mecónio.
 Alguns bebés nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. Saiba no entanto que tanto a cor quanto a textura do cabelo (liso, crespo, grosso, fino) podem mudar depois dos primeiros meses. 

Tomás…


Medidas: Cerca de 48.6 cm (provavelmente não terá pois a semana passada às 36 semanas já tinha 49 cm)


A cabeça, do bebé, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica -- cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o rabiosque do bebé, que estão bem apertados dentro do útero.
Muitos bebés já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário também acontece. E há, são claro, aqueles bebés que nascem totalmente carecas.
Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebé a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele. O bebé vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocó do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecónio.


2 comentários: