30 de agosto de 2011

Parabéns Avó A.


Para o ano já estou aí para te dar muitos beijinhos mas hoje a mamã dá por mim.... 
ass. Tomás

38 semanitas de ti bebé... será que completamos esta semana??

A mamã...
  •           Peso: 76,8  kgs (já nem me vou estar a preocupar, não vale a pena!)
  •           Barriga: 108 
  •           Peito: pesado
  •           Vómitos: não
  •           Náuseas: não
  •           Tonturas: algumas
  •           Contracções: algumas mas sem dor e muitas fisgadas, comecei a sentir as moinhas como se estivesse nos primeiros dias da menstruação e apanha a zona dos rins...
  •           Dores: muitas dores nas virilhas e cada vez que me volto a dormir os ossos estalam todos
  •           Fadiga: sim esta fase altera entre fase pata xoca/ fase pinguim/ fase popota, não me sinto no meu corpo, doi as mãos de estarem inchadas tive de tirar a aliança, não vá inchar de repente e depois é pior, e os pés também começo a notar que fico com as marcas dos sapatos bem vincados.
  •           Azia: Sim  muita, especialmente se estiver deitada para o lado esquerdo  
  •           Pulsações: às vezes principalmente se não tomar logo café.
O meu humor: A ansiedade, preocupação, expectativa, medo, receio, nostalgia (vou ter saudades de te sentir bebé), ou seja, um cocktail de sentimentos!
Os meus desejos: sem desejos.

Acontecimentos da semana:  Fomos à consulta ontem, dia que fizemos 38 semanitas, a consulta era para ter sido às 20 horas, resultado saímos de lá às duas da manhã, o que vale é que o consultório funciona bem e avisam com bastante antecedência os atrasos. Mas quando chegamos lá somos atendidas como se fosse 10 da manhã sempre com um sorriso do Dr. Fez-nos o toque (a mim pessoalmente não me doeu, é desconfortável, mas sem dor), explicou-nos o que estava a observar disse que a mamã tem corpo para ser uma boa parideira (logo eu que odeio o termo Parir!) e que tenho o colo extinto e mole, que se não tivermos novidades por parte do Sr. Tomás até ao fim da semana, para voltarmos lá no Sábado de manhã para análise da situação, mas que provavelmente teremos um fim-de-semana interessante :))

Tomás… segundo a eco de ontem...

Peso: 3180 grs (P50) 

Medidas: 7,25*7 o que dá um valor estimado de 50,75cms


O Dr. esteve a ouvir o teu coração, a oxigenação do cordão umbilical e da actividade cerebral, está tudo ok :)

23 de agosto de 2011

37 semanitas de ti bebé...

A mamã...
  •           Peso: 76,3  kgs
  •           Barriga: 108 
  •           Peito: pesado (acho eu com colostro)
  •           Vómitos: não
  •           Náuseas: não
  •           Tonturas: sim e não é preciso fazer movimentos bruscos
  •           Contracções: algumas mas sem dor por vezes regulares.
  •           Dores: muitas dores nas virilhas, deve ser o bebé a encaixar.
  •           Fadiga: fase ovni, qd saíu à rua parece que toda a gente olha para mim tipo "coitadinha deve estar mesmo quase quase", alternando com "que barrigãoooo!!!"
  •           Azia: tive duas vezes de tomar o medicamento  
  •           Pulsações: às vezes principalmente se não tomar logo café.
O meu humor: Sem saber se é hoje se é amanhã se depois, claro que o humor alterna entre a ansiedade, o estar farta, nostálgica (já com saudades da barriguinha), enfim muitos sentimentos ao mesmo tempo.
Os meus desejos: sem desejos.

Acontecimentos da semana:  Muito melhor da comichão, embora agora tenha também comichão nos pulsos nas mãos, o dermatologista diz que só deve mesmo passar após o parto...

O que dizem os livros!


Teoricamente o bebé está pronto. Se nascer a partir de agora, não será mais considerado prematuro, e sim um bebé "a termo". Mas, quanto mais tempo ele ficar na barriga para ganhar peso, melhor.
 Esta semana o bebé está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer.
 Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebé, e vão formar seu primeiro cocó, uma mistura quase preta chamada mecónio.
 Alguns bebés nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. Saiba no entanto que tanto a cor quanto a textura do cabelo (liso, crespo, grosso, fino) podem mudar depois dos primeiros meses. 

Tomás…


Medidas: Cerca de 48.6 cm (provavelmente não terá pois a semana passada às 36 semanas já tinha 49 cm)


A cabeça, do bebé, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica -- cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o rabiosque do bebé, que estão bem apertados dentro do útero.
Muitos bebés já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário também acontece. E há, são claro, aqueles bebés que nascem totalmente carecas.
Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebé a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele. O bebé vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocó do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecónio.


Consulta Dermatologista

Pois é depois de muito ter sofrido com uma comichão horrível nas estrias que se formaram na barriga e depois de uma ida às urgências e me ter sido receitada uma pomadinha tipo fenistil que segundo a obstetra de serviço não faria mal nenhum, assim o fiz mas evitei ao máximo as suas utilizações e só coloquei 2 dias pois felizmente tive consulta com o meu obstetra (que se encontrava de férias) e me mandou cancelar a aplicação da pomada e só lavar com Oleoban e aguentar visto que já falta pouco, mas marquei na mesma consulta com o meu Dermatologista, que foi ontem, e onde me foi diagnosticada uma doença que se revela no 3º trimestre da gravidez, uma em cada 160 gravidezes, normalmente gravidez de menino... 
Aqui deixo uma pouco desta doença para partilhar informação...


PUPP (Pápulas Urticadas Pruriginosas da Gravidez) - também conhecida como Erupção Polimórfica 

Um tipo de doença que se parece com uma urticária e é particular das grávidas. Ela se manifesta como lesões vermelhas semelhantes à picadas de insetos no abdome e braços e que melhoram espontaneamente após o nascimento da criança. Essas doenças não são graves, não levando a nenhum problema para o bebê, mas causam extremo desconforto devendo ser tratadas, já que existem medicações que podem ser utilizadas nesta fase. 

Consistem de pápulas e placas urticariformes, que se iniciam no abdômen e se estendem para coxas e membros. É referido prurido intenso, principalmente à noite. 

É muito conhecida como o comichão que não deixa dormir. Caracteriza-se pelo aparecimento de pápulas no abdómen, que muitas das vezes iniciam-se nas estrias (criam-se pápulas muito pruriginosas nas estrias, que vão criar grandes placas, normalmente à volta do umbigo, e que leva a que, por vezes, as mulheres não consigam sequer dormir por causa da comichão intensíssima que têm). Quase sempre a região periumbilical é poupada.
 



16 de agosto de 2011

Achei interessante...

A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor (Salmo 127:3). Os filhos são entregues aos seus pais como um precioso depósito, o qual Deus requererá um dia de suas mãos. Devemos dedicar à sua educação mais tempo, mais cuidado e mais oração. Para isso é preciso que busquemos a sabedoria que vem do alto. Com toda certeza o Pai que está no céu nos dará o conforto.



36 semanas de ti bebé...


A mamã...
  •           Peso: 75,5  kgs (esta semana pelo menos não engordei)
  •           Barriga: 108 
  •           Peito: pesado (acho eu com colostro)
  •           Vómitos: não
  •           Náuseas: não
  •           Tonturas: sim e não é preciso fazer movimentos bruscos
  •           Contracções: algumas mas sem dor (deixei o magnésio no Sábado)
  •           Dores: muitas dores nas virilhas, deve ser o bebé a encaixar.
  •           Fadiga: sim esta fase altera entre fase pata xoca/ fase pinguim/ fase popota, não me sinto no meu corpo, doi as mãos de estarem inchadas tive de tirar a aliança, não vá inchar de repente e depois é pior, e os pés também começo a notar que fico com as marcas dos sapatos bem vincados.
  •           Azia: tive duas vezes de tomar o medicamento  
  •           Pulsações: às vezes principalmente se não tomar logo café.
O meu humor: A ansiedade começa apoderar-se por mais que tente não pensar é inevitável, mas o que mais criamos conseguimos era passar esta semana (que o medico ia de férias) sem grandes sobressaltos. Amanhã é o grande dia da consulta…
Os meus desejos: sem desejos.

Acontecimentos da semana:  Para além da comichão e não aguentar qualquer peça de roupa em contacto com a pele na barriga, (é uma sensação horrível) mas a minha pele nunca foi das melhoras, este calor horrível que tem feito, o começar a inchar, tudo coisas que são ditas normais de um final de gravidez em pleno mês de Agosto! Olhando para trás não me posso queixar pois tenho tido uma gravidez Santa! Vamos ver o que o dr. diz amanhã…

O que dizem os livros!

Recta final! Quando esta semana terminar, seu bebé estará oficialmente "a termo", ou seja, pronto para nascer.
O mais provável é que seu bebé esteja na posição certa para nascer, ou seja, de cabeça para baixo.
Pode ser que você sinta aumentar a pressão no baixo ventre, e note que seu bebé está descendo. Quando ele encaixar, seus pulmões e seu estômago vão agradecer, e você conseguirá respirar e comer um pouco melhor. 
Andar, porém, vai ficar cada vez mais desconfortável -- há mulheres que dizem que parece que o bebé vai nascer a qualquer momento. Além disso, a vontade de fazer xixi dificilmente dará trégua.

Na consulta de pré-natal, agora semanal, seu médico pode querer fazer um exame de toque para ver se seu colo do útero já começou a dilatar (abrir) e apagar (afinar). O médico também vai verificar a posição do bebé, para determinar se ele já está encaixado. 
ME-DOOO

Tomás…


Medidas: Cerca de 47.4 cm


Esse ganho de peso irá ajudá-lo a regular a temperatura corporal tão logo ele deixe o útero climatizado. Na verdade seu bebé terá 15% de gordura no momento do nascimento, e você.... bem você é outra história! Ainda no útero, seu bebé pode ouvir, sentir, tocar e ver. A única coisa que o separa de viver no mundo externo é algo chamado canal de parto.
Outros destaques:
As gengivas de seu bebé estão firmes, com espinhos que se parecem de alguma forma com dentes, ainda que suas verdadeiras pérolas brancas só irão aparecer por volta dos três meses a um ano de idade. Quanto mais tarde melhor, para ele e para você, principalmente se ele estiver mamando no peito.
Seu bebé tem padrões definidos de sono e vigília - abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebé recém-nascido faria.

11 de agosto de 2011

35 Semanas de ti bebé.. desejosa de olhar para a tua carinha...


A mamã...

  •         Peso: 75,5  kgs (no coments!!!)
  •         Barriga: 107 
  •         Peito: pesado
  •         Vómitos: não
  •         Náuseas: não
  •         Tonturas: quando me deito
  •         Contracções: algumas mas sem dor
  •         Dores: sinto umas fisgadas mas deve ser normal... digo eu...
  •          Fadiga: sim!! Muita não posso dizer o contrário, o peso, a barriga, temperaturas de 35ºC, não ajudam em nd, se por um lado quero estar quietinha até ir à consulta da semana que vem por outro lado estou farta de não fazer nada!!
  •        Azia: esta semana tive de tomar 2x o medicamento, o que evito sempre ao máximo mas teve de ser.  
  •         Pulsações: às vezes principalmente se não tomar logo café.


O meu humor: Farta de estar sem fazer nada sem aproveitar estes últimos dias, mas com este calor só de imaginar a temperatura lá fora, depois sinto me inchada, insuflada, enfim... a ansiedade começa também a dar sinais, e a pensar no que vem aí, nos muitos se's... se saberei o que o bebé quer, se saberei cuidar dele, etc etc
Os meus desejos: sem desejos.
Acontecimentos da semana:  Esta semana para além das maravilhosas estrias e de ter de aprender a viver com ela (que remédio né, já marcámos consulta para o dermatologista que estaá de férias até dia 22, depois aí vamos ver o que ele diz, mas esta consulta também foi marcada pois para a além das estrias (como estava a dizer...) agora tenho uma alergia ao bem dito calor que tem feito, resultado... babas nas estrias para ajudar!!!!
Hoje às 35 semanas e 3 dias já temos o resultado das análises está tudo OK, e já recebemos o Termo de Responsabilidade para o parto.

O que dizem os livros!
Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia. 

Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar. 

O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior. 

Talvez você tenha falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido. 

Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi. 

Logo seu médico deve pedir que você compareça a consultas semanais até o parto. 


Tomás…
Medidas: Cerca de 46.2 cm

O teu bebé já consegue virar a cabeça de um lado para o outro.
Os movimentos do bebê dentro da sua barriga estão um pouco diferentes. Em vez de tantos chutes, você sente uns "rolamentos". É que o espaço está ficando bem mais apertado. 

Os rins do bebê estão totalmente desenvolvidos e o fígado também está começando a funcionar. Os órgãos estão quase todos formados, e a partir de agora a tarefa principal será ganhar peso. 

Continuas sempre com muitos soluços bebé, pelo menos duas vezes por dia.... e não páras, às vezes até deves andar a brincar com os pulmões da mamã que até me engasgo para respirar :)

Visita à maternidade


Na passada segunda fomos visitar a maternidade, e estava sinceramente à espera que me tranquiliza-se pois até aqui nunca pensei muito no assunto... PARTO, mas à medida que se aproxima não consigo evitar, então julgava eu que ia fazer uma visita guiada às instalações... mas mais parecia que estava numa visita guiada à Estátua da Liberdade!!! Sim porque éramos cerca de 20 casais.... não havia berçário ou quarto que coubéssemos todos, a maternidade também estava lutada de gravidas que tinham dado à luz à poucas horas, resultado... só víamos nenucos a passar (esta é a parte boa) e não conseguimos ver a sala de partos (que é o que eu queria ver para 
conhecer) pois estava intratável segundo as enfermeiras pois tava lotado! Enfim resta-me conhecer na hora H :)



Uma grande ajuda...

Aconselho verdadeiramente, a mim tem me ajudado imenso a não ter dores nas ancas....

5 de agosto de 2011

34 semanitas de ti meu amor.....

A mamã...

·        Peso: 74,5  kgs (em 3 semanas 900grs não está mal a mamã n está a ganhar peso vamos ver para a semana)
·        Barriga: 106 
·        Peito: pesado
·        Vómitos: não
·        Náuseas: não
·        Tonturas: quando faço movimentos bruscos
·        Contracções: algumas mas sem dor
·        Dores: nas virilhas, deve ser o bebé a encaixar.
·         Fadiga: alguma, adoro estar grávida mas este último mês não tem mt piada, é uma fase pinguim, sinto-me desajeitada a andar, e quero fazer td e sinto-me mt limitada, bahhh não gosto desta sensação.
·         Azia: esta semana tenho tido mais, tenho recorrido mais ao medicamento receitado pelo médico.  
·        Pulsações: às vezes principalmente se não tomar logo café.

O meu humor: Estou a ficar impaciente, admito! Este último mês não é fácil, estou me a virar de 5 em 5 min quando estou deitada.
Os meus desejos: sem desejos.
Acontecimentos da semana:  Se por um lado qd vim para casa tinha uma estria agora é melhor nem contar, por muitos cremes (foi Palmier’s, Barral, Óleo Jonhson, Rosa Mosqueta, Mustela, e ontem comprei Eucerin) que tenha colocado religiosamente desde o inicio da gravidez sou a prova que não tem nada a ver mas sim o tipo de pele, assim que o Tomás nascer, marco uma consulta no dermatologista e passasse aos tratamentos, sim… é pelo melhor motivo do mundo, mas quero-me sentir bem comigo para poder me sentir bem com os outros!
O papá entra de férias no início da próxima semana J assim já não vamos ficar sozinhos em casa, embora nestas duas semanas temos andado smp a correr.
Hoje às 34 semanas e 4 dias fomos fazer as ultimas analises, o final aproxima-se.

O que dizem os livros!
Pode ser que você tenha uma sensação de formigamento ou dor no quadril. É a pressão do peso do bebé sobre os nervos. Técnicas de relaxamento ou uma massagem podem ajudar, mas, se o incómodo for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico.
Você anda tendo quedas de pressão e sensação de desmaio e tontura? É um sintoma desagradável, mas normal nesta fase. Os motivos podem ser vários. O calor é o mais frequente. Levantar-se muito rápido e ficar muito tempo sem comer são outros factores que causam esse mal-estar.

Às vezes a grávida se sente mal quando está deitada de barriga para cima. O peso do bebé pressiona as veias e faz o coração mudar de ritmo. É só mudar de posição para se sentir melhor. É por isso que muitas vezes os médicos recomendam às grávidas dormir de lado. 
É capaz que você esteja sentindo o cansaço bater. É compreensível, com todas as mudanças por que seu corpo tem passado. Procure fazer as coisas com calma para guardar energia. Não se stresse se o quarto não estiver pronto, ou as lembrancinhas providenciadas. 
No final, tudo dá certo. Algumas roupinhas e o seu leite materno bastam para o bebê nos primeiros dias. O resto é detalhe. 

Tomás…
Medidas: Cerca de 45 cm

O teu bebé já consegue virar a cabeça de um lado para o outro.
Não se sabe bem por que o bebé soluça, mas que ele soluça, soluça. E soluça a toda hora! Estou a sentir-te sempre aos pulinhos e durante imenso tempo. 
O soluço é um movimento involuntário do diafragma. O aparecimento dos soluços no bebé é até uma boa notícia: significa que o sistema nervoso dele está totalmente desenvolvido. Aproveite os momentos de soluço para que o papá ou outra pessoa possam sentir o bebé. (o papá acha imensa graça da primeira vez pensava que eram pontapés J)