26 de agosto de 2016

16 semanas de gravidez

Os textos que aqui coloco são retirados do livro "A sua gravidez Dia a Dia" da Drª Maggie Blott e da internet.

O bebé...
Move-se cada vez mais e até dá cambalhotas.
O seu bebé tem agora um leque muito variado de movimentos. Consegue enrolar e esticar o tronco, mover a cabeça para cima, para baixo e de um lado para o outro e mover os braços e as pernas independentemente. Nesta fase também ocorrem movimentos respiratórios regulares da parede peitoral, além dos ocasionais soluços. A boca pode abrir e fechar e o bebé pode bocejar e engolir líquido amniótico. Pode aproximar as mãos da cara e preferir estar deitado de lado do que de costas. As pupilas gustativas apareceram às 10 semanas e têm um aspecto muito semelhante ao das papilas maduras. Também têm nervos próprios, ligados a um ramo de nervos faciais. Como estas conexões neurais ainda não estão maduras, é cedo de mais para o bebé saborear alguma coisa.
A pele do bebê ainda é translúcida e enrugada, semelhante a um velhinho, mas em breve irá acumular mais gordura abaixo da derme (camada profunda da pele, onde começa a irrigação sanguínea e a terminação nervosa). 
Curiosidade: o coração do bebê bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia. Além disso, os olhos dele estão em seu destino final, na frente e não para os lados; as unhas estão bem formadas e pernas estão mais longas que os braços; já é possível começar a sentir os movimentos do bebê mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres; o cordão umbilical está agora firmemente preso à barriga do seu bebê, assim, fornecendo os nutrientes necessários; o bebê já está mais receptivo aos estímulos externos. Isso significa que a mamã já pode conversar com o bebé e inclusive colocar músicas para ele ouvir. Colocar música para o bebé ouvir? Isso pode trazer benefícios? Sim. Não só a música pode trazer benefícios, como a mamã poderá sentir-se mais relaxada.



A Mãe e o seu corpo..

O seu útero está a ganhar vida. O bebé tem muito espaço para se movimentar e está a aproveitá-lo ao máximo, esticando-se e virando-se. Toda a actividade é boa para o seu futuro desenvolvimento físico e mental. Se lhe apetecer relaxar, o segundo trimestre é considerado a melhor altura para viajar e passear.
Nesta altura, é provável que não sinta os enjoos e a fadiga do primeiro trimestre e ainda não se sinta desconfortável com a barriga. Também estará descansada por saber que o se bebé se está a desenvolver bem, com poucos riscos de aborto. Ir de férias é uma excelente oportunidade para passar tempo de qualidade com o seu companheiro.


Nós...
Continuam os enjoos, até agora 1,6 kg, acabaram-se as férias e faltam 3 dias para a consulta!

Quanto ao colocar música perto da barriga à noite, do T. fiz e realmente depois de nascer sempre adorou ter as músicas, e ficava muito tranquilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário