16 de agosto de 2016

15. ª Semana - Gravidez

Os textos que aqui coloco são retirados do livro "A sua gravidez Dia a Dia" da Drª Maggie Blott e da internet.

O bebé...

Agora, o bebé pode estar activo até cinco minutos de cada vez. Nos próximos semanas pode começar a sentir
alguns pequenos movimentos, principalmente se não for a primeira gravidez. Só sentirá os movimentos que fazem o bebé tocar na parede muscular interior do útero.
A placenta pode funcionar como amortecedor e absorver o impacto de todos os movimentos, menos os mais fortes. Por isso, as mulheres com placenta anterior (na parede dianteira do útero, mais perto da pele), costumam sentir movimentos numa fase muito posterior às mulheres com a placenta posterior (mais perto das costas).
O cérebro do bebé continua a desenvolver-se. As células nervosas que formarão a camada exterior, cinzenta, começam no centro do cérebro e têm de se deslocar para fora, para a posição definitiva. Este processo decorre por fases entre as 8 e as 16 semanas. O processo de migração só está completo às 25 semanas e a actividade eléctrica só pode ser detectada às 29 semanas. O corpo do bebé é, pela primeira vez, mais longo que a cabeça.


Com cerca de 10 centímetros de comprimento, da cabeça até ao rabinho, o bebé pesa agora cerca de 70 gramas. Passa o seu tempo a inspirar e expirar líquido amniótico, o que ajuda ao desenvolvimento dos alvéolos dos pulmões. As pernas estão agora a ficar mais compridas do que os braços e o bebé consegue mexer todas as articulações e membros. Isto significa que as mãos são também mais funcionais. Começam a aparecer as glândulas sudoríparas e, embora as pálpebras continuem bem fechadas, já consegue aperceber-se da luz. Se apontar uma lanterna para a barriga, é provável que se desvie do foco de luz.
Se tiver uma ecografia marcada para as próximas semanas (a maioria das mulheres faz uma ecografia entre as 16 e as 20 semanas), poderá eventualmente já saber se é um rapaz ou uma rapariga! Mas não fique desiludida se tudo continuar um mistério. A determinação do sexo depende da nitidez da imagem e da posição do bebé durante a ecografia; pode estar enrolado ou virado de tal forma que não lhe permita sair do suspense.
Começam agora também a formar-se as papilas gustativas e um estudo realizado no Monell Chemical Senses Center, em Filadélfia, sugere que poderá ser capaz de sentir o sabor dos alimentos ingeridos pela mãe. Investigadores determinaram que os sabores dos alimentos tomados por mulheres grávidas alcançam o líquido amniótico.
Além disso, concluíram que a ingestão de alimentos saudáveis durante a gravidez poderá ajudar o bebé a desenvolver uma preferência por esses alimentos, possivelmente para toda a vida.



Nós...
Até agora 1,4 kg, ainda muitos enjoos e uma semana marcada pelas dores de cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário