8 de agosto de 2016

14.ª Semana - Gravidez

Principais acontecimentos desta semana, sobre o desenvolvimento do bebé e com o corpo da mãe.

Nesta fase, os antebraços, os pulsos, as mãos e os dedos do feto estão bem diferenciados. Os olhos, que são áreas escuras visíveis atrás das pálperas fechadas, migraram para dentro dos lados da cabeça.

Está bem desenvolvido por fora, mas decorrem alterações complexas à medida que os órgãos internos amadurecem.

Poderá falar à vontade com o bebé. Os ouvidos dele desenvolveram-se agora ao ponto de conseguir ouvir a sua voz.

Por esta altura, os ossos do ouvido interno do bebé estão formados e ele começou a ouvir. Antes o bebé conseguia sentir as vibrações criadas pelo barulho, principalmente quando você falava, apesar de não ouvir sons.

O pescoço do bebé está a crescer e ele parece cada vez mais com um ser humano. Internamente a glândula  tiroideia é a primeira a desenvolver-se na base da língua, mas vai descendo até ao pescoço, sobrepondo-se à traqueia. A tiróide produz tiroxina com o iodo transportado do seu organismo para a placenta.
Os rins do bebé começam a funcionar.
O tubo neural, a base da medula espinal do bebé, desenvolveu-se nas primeiras semanas. Agora, está completamente formada.


Corpo da mãe
O início do segundo trimestre é um interessante período de transição: sabe que espera um bebé, viu na ecografia, mas pode não parecer nem se sentir grávida, e só sentirá  bebé mexer-se daqui a algumas semanas.
Os desconfortos físicos comuns do primeiro trimestre, como as náuseas e a fadiga, podem ter diminuído ou passado totalmente e serem agora uma simples lembrança.
Muitas mulheres dizem sentir-se completamente normais e acham isto estranho pois pensam que "deviam" sentir algo. Tente desfrutar desta fase e olhe para a imagem da ecografia se precisar de se lembrar que o bebé lá está. Pode ansiar por se sentir normal ao chegar ao terceiro trimestre e regressar a fadiga.



Nós...

As dores de cabeça regressaram e os enjoos ainda continuam, impossível não me sentir grávida!
Ainda consigo usar as roupas normais, e engordei 1kg até agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário