26 de julho de 2011

33 semanas de ti bebé... está quase... mas falta o quase...

A mamã...

  •          Peso: 73,9  kgs
  •          Barriga: 106 
  •          Peito: pesado
  •          Vómitos: não
  •          Náuseas: não
  •          Tonturas: quando me deito
  •          Contracções: desde que fiquei em casa sinto menos.
  •          Dores: cambrias
  •          Fadiga: ando bem embora ainda pareça que falta uma eternidade e estou com um barrigão…
  •          Azia: o tratamento deu resultado  
  •          Pulsações: não tenho medido mas sinto algumas faltas de ar

O meu humor: Ando melhor principalmente porque tenho mais tempo para tratar das tuas coisinhas e descansar… Ansiosa por te conhecer.
Os meus desejos: sem desejos.
Acontecimentos da semana:  Tivemos o segundo casamento do ano, estás ainda na barriga da mamã mas estás a ficar perito na matéria J. O papá teve uma semanita de férias em casa connosco, agora já está a trabalhar e a mamã fica sem saber bem o que fazer, embora em casa haja smp o que fazer…

O que dizem os livros!
Quando você levanta, de manhã, suas mãos doem? Você sente os dedos formigando à noite? São problemas comuns nesta fase da gravidez. Os tecidos do pulso incham e pressionam os nervos, o que causa a dor chata nas mãos. 
Outro sintoma inesperado da gravidez é a coceira. Existe até a lenda de que coçar a barriga dá estria. A coceira generalizada é muito desagradável, mas é normal. Converse com o médico para ver o que pode fazer para aliviá-la.
Se você estiver com uma coceira muito forte, principalmente nos pés e nas mãos, procure o médico, porque pode ser sinal de um problema mais sério, a colestase obstétrica. 

Tomás…
Peso: 2100 grs (P50)
Medidas: Cerca de 44 cm

O teu bebé já consegue virar a cabeça de um lado para o outro.
Estás cada vez mais comprido. Podes já ter 44 centímetros. Ao mesmo tempo, continuas a engordar para perder as ruguinhas. 
A maioria dos ossos já estão a endurecer, menos os da cabeça. Na verdade, o teu crânio é formado por ossos separados, com um certo espaço entre eles. Na hora do parto, eles se aproximam e fazem a cabeça se estreitar para passar pelo canal vaginal. 
Os ossos da tua cabeça só se juntam definitivamente quanto ele tem cerca de 1 ano e meio de idade. 

2 comentários: