15 de julho de 2011

31 Semanas de ti bebé

A mamã...
  • Peso: 73  kgs (hj às 31 semanas e 4 dias)
  • Barriga: 105 
  • Peito: pesado
  • Vómitos: não
  • Náuseas: não
  • Tonturas: muitas parece que logo de manhã em vez de beber sumo bebo outras coisas…
  • Contracções: mts e 3 com dor…
  • Dores: dores de costas horriveis, cambrias
  • Fadiga: alguma principalmente psicológica preciso de ter tempo para tratar das tuas coisinhas... ainda nem comecei com a tua roupita...
  • Azia: o tratamento deu resultado  
  • Pulsações: sempre acima de 100 (o médico diz que é normal)

O meu humor: começo a sentir-me cansada, embora consiga dormir as noites, entre idas à wc e voltas na cama (o que vale é que o maridão bem pode cair a casa e não acorda, senão coitadinho também estava sempre a acordar.
Os meus desejos: sem desejos. Apenas me sabe muitooo bem melancia e melão.
Acontecimentos da semana:  vamos ter consulta hoje (31 semanas e 4 dias) estou ansiosa para saber se está td bem contigo bebé, isso é que é mm importante para nós, o resto a mamã aguenta. Esta semana os papás fazem um aninho de casados (quem diria à um ano a trás que estaríamos agora quase a te ter nos braços….)

O que dizem os livros!
Acabámos de começar a contagem com um único dígito, pois há apenas nove semanas à frente. (ME-DO)
E, a tua mente pode não sentir, mas já está pronta para a chegada do bebé, contudo, o teu corpo ainda faz seu longo preparativo.
Uma das formas mais comuns são as contrações de Braxton Hicks: que mais não são do que aquele aperto que sentes de vez em quando, no teu útero e te deixa a barriga dura por 30 a 60 segundos. São as contrações de preparação, que o organismo humano, tão bem faz - os especialistas acreditam que elas sejam uma espécie de treino do corpo para o trabalho de parto, e que colaborem para o processo de dilatação. Felizmente, são geralmente indolores, embora um pouco chatas, uma vez que podem ocorrer frequentemente: no meio da noite, durante uma reunião importante, etc.
Devido às contrações Braxton Hicks sentirás o (já referido) repentino aperto no útero – que é apenas uma pequeniníssima amostra do que sentirás com as verdadeiras contrações. Elas, geralmente, começam a ficar perceptíveis por volta do sétimo ou oitavo mês e podem ficar muito fortes até ao final da gestação.
Embora não possas livrar-te das contrações Braxton Hicks, existem algumas providências a tomar para se sentir mais confortável, como praticar algum exercício suave (caminhada) ou tomar um banho morno e relaxante. Devido à pressão do diafragma pelo útero, poderás sentir dificuldade para respirar. Mas, antes do fim da gravidez, essa situação vai melhorar. Após a trigésima quarta semana, especialmente se esta não é a tua primeira gravidez, voltarás a respirar normalmente – é quando o bebé desce, preparando-se para o dia em que finalmente virá ao mundo.
A partir de agora, algumas mulheres podem surpreender-se ao verificar que seu peito começa a “vazar” um líquido. Esse líquido é o colostro, uma espécie de "pré-leite".
O importante é saberes que:
- É normal vazar colostro durante a gravidez.
- É normal NÃO vazar colostro durante a gravidez.
- Vazar ou não colostro não tem nada a ver com a quantidade de leite que irás produzir quando o bebé nascer.
Se o teu peito começar a vazar, vais apenas ter de usar protetores de seio. Dormir de sutiã, nesse caso, vai ser inevitável. Procure um sutiã que seja bem confortável, sem fechos que incomodem à noite, e com boa sustentação. Tops de ginástica costumam funcionar bem.
E, por fim, como normalmente o intestino fica preguiçoso, principalmente, no final da gestação, pela posição do útero sobre o intestino e pela diminuição da atividade física, deves aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras e legumes crus, frutas (mamão, laranja, uva, ananás...), cereais e pão integrais e farelo de aveia.


Tomás…
Peso: 1600 grs
Medidas: Cerca de 40 cm

O teu bebé já consegue virar a cabeça de um lado para o outro.
Evidentemente, que ainda não compreende que este movimento significa, mas ficarás surpreendida com a rapidez com que passará a compreender este e outros gestos quando nascer. Com a camada adiposa que tem estado a acumular nas últimas semanas, os braços e as pernas estão agora bem cheinhos.
A partir de agora, o teu bebé continuará a ganhar cerca de 230 gramas por semana até pouco antes do nascimento, ainda que te pareça ser muito mais a cada passo que dás.
Devido ao crescente limite de espaço, os braços e pernas do teu bebé ficam bem próximos do corpo, essa posição é conhecida como a posição fetal. E mais… ele agora pode processar as informações de todos os cinco sentidos, então vai estar tudo pronto para cheirar o teu arroz de marisco… para saboreá-lo… para ver o flash da máquina quando tiras uma foto à tua barriga… para te/vos ouvir, enquanto brincas ou conversas com o papá…

2 comentários:

  1. Parabéns pelo ano de casada.
    Este ano já tem um sabor muito especial :).
    Beijinhos para ti e para o Tomás*
    rar

    ResponderEliminar
  2. Obrigada RAR espero que já estejas mais animadita :)

    ResponderEliminar