27 de abril de 2011

20 Semanas de ti...

20 semanas de ti... a meio da nossa caminhada para te conhecer

A mamã...
  • Peso: 68 (Páscoa... e ainda vem aí os anos da mamã)
  • Barriga: 95 cm
  • Peito: duro
  • Vómitos: não
  • Náuseas: não
  • Tonturas: não tive esta semana.
  • Dores: dores de cabeça que não passam com nada! Já lá vão dois dias   e nas costas!!!
  • Fadiga: esta semana parecia que esgotava a bateria facilmente e que depois de esta dar o sinal vermelho tenho mesmo de descansar, caso contrário as coisas não correm bem... 
  • Azia: muita azia mas continuo  a resistir ao Kompensan.

O meu humor : sem muita paciência nem para vir ao pc
Os meus desejos: niente. Só não resisto a doces mas isso sempre foi... O melhor resistir resisto mas fico tão triste....
Acontecimentos da semana:  estamos de férias e vamos descansar!!! :) Ontem foi a primeira vez que te senti durante a noite e fizeste a mãe acordar com as tuas cambalhotas... esta semana foi a que te senti mais, só falta dares um valente pontapé ao papá especialmente quando ele te diz "SLB SLB!" :)

O que dizem os livros!

O teu útero está no nível da cicatriz umbilical. Podes estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando. Forma-se uma linha escura ("linha nigra") entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto.
Tão temidas pela maioria das grávidas, as estrias cutâneas representam um problema estético muito frequente. Calcula-se que apareçam em 75% das gestações. São mais comuns na primeira gravidez. E, se não surgirem aí, é raro que o façam depois, salvo que exista um grande aumento de peso, por exemplo, como consequência de uma gravidez múltipla. Podem começar no sexto mês, e aparecem, principalmente, na barriga e nos seios.
As estrias são uma resposta ao estiramento cutâneo. O que acontece é que as fibras elásticas e de colagénio que sustêm e dão resistência à pele, rompem e depois forma-se uma espécie de cicatriz. Além do crescimento rápido da barriga e dos seios, sabe-se que os hormónios que se multiplicam na gestação influenciam em seu aparecimento.
Mantém, por isso, a tua pele bem cuidada, aplicando um creme nutritivo e hidratante, não a deixes nunca ficar seca. Não uses roupa muito justa.
O aparecimento de acne também é frequente, mas não vão durar muito tempo.
Dedica esta semana aos teus pés. Cuida deles e do calçado, pois este influencia muito a gravidez e pode até causar problemas, não interferindo no parto.
Compra sapatos confortáveis: evita os altos - nada superior a 4 cm. Sapatos rasos fazem mais dores pernas; com sapatos altos é maior o risco das quedas e das entorses, o que é claramente perigoso para mãe e para o bebé. Um sapato de salto largo e estável, de 1 a 2cm é o ideal.



Tomás…
Peso: 300 grs
Medidas: Tem cerca de 16,50 centímetros de comprimento, da cabeça até ao rabinho, e cerca de 25,5 centímetros da cabeça ao calcanhar. (Nas primeiras 20 semanas, utilizamos a medida do topo da cabeça do bebé até ao rabinho. A partir daqui, utilizamos as medições da cabeça até aos pés. Isto deve-se ao facto de o bebé enrolar as pernas contra o peito durante a primeira metade da gravidez, dificultando a medição.)

As tuas características faciais estão formadas, o cabelo está em crescimento. O coração está mais forte e conseguem-se ouvir os batimentos cardíacos pelo estetoscópio.
Nesta fase a medula óssea está a criar células de sangue (os glóbulos brancos).
Os  intestinos estão a funcionar e ele absorve açúcar contido no líquido amniótico, que, segundo os especialistas, desenvolve o sistema digestivo e condiciona-o a funcionar corretamente após o nascimento do bebé.
A partir desta altura, a mãe começa a distinguir perfeitamente os movimentos, ou nos casos em que já sentia, estes intensificar-se-ão.
Estás coberto por uma substância branca gordurosa chamada vernix caseosa, que protege a pele durante a sua longa imersão em líquido amniótico. Quando chegar a altura, este macio revestimento também facilitará a passagem pelo canal de parto.
Já engoles mais, o que constitui um bom treino para o sistema digestivo. Começastes  também a produzir mecónio, uma substância preta e pegajosa composta por células mortas, secreções digestivas e líquido amniótico ingerido. Este mecónio vai-se acumulando nos intestinos e fará a tua aparição na primeira fralda suja (embora alguns bebés o eliminem no útero ou durante o trabalho de parto).


Sem comentários:

Enviar um comentário