21 de abril de 2011

19 semanas de ti...

A mamã...

  • Peso:67,1 (200 grs em três semanas, nada mal... a mãe  esforça-se tanto para não comer porcarias)
  • Barriga: 94 cm
  • Peito: maior e duro
  • Vómitos: não
  • Náuseas: não tive esta semana
  • Tonturas: senti-me mal na passada sexta feira com quebra de tensão, mas já passou! Mas entende-se o porquê de as mulheres grávidas terem prioridades nas filas, pois basta estar um tempinho em pé e ...
  • Dores: dor no umbigo!  e nas costas!!!
  • Fadiga: alguma
  • Azia: muita azia mas continuo  a resistir ao Kompensan, nem sei se faço bem resistir tanto, ainda fico com algum problema de estômago.

O meu humor : sem muita paciência
Os meus desejos: niente.
Acontecimentos da semana:  como já referi em cima senti-me mal com tensão baixa, também não se percebe quando vou ao médico tenho tensões a passarem os limites, quando meço a tensão noutro sitio tenho tensão de passarinho, deve ser o sindrome da bata branca :)



O que os livros dizem!
A mamã  Chegámos à metade da gestação! Agora que está entrando na 20a semana, o útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Essa medição normalmente é feita pelo médico com uma fita métrica nas consultas. 

Dá para distinguir os chutes e as cambalhotas de ti 
bebé . 

O período que compreende as próximas dez semanas deve ser o de mais agitação física para o bebê, pois depois disso o útero começa a ficar apertado para tamanha movimentação


Tomás... o mexilhão 
O teu corpo – Da cabeça ao calcanhar,deves ter cerca de 22 centímetros de comprimento. Agora os bracinhos e as perninhas já são mais proporcionais em relação ao resto do corpo.
Os rins continuam a produzir urina e o cabelo na cabeça começa a despontar. Se for uma rapariga, os ovários têm já a quantidade estonteante de seis milhões de óvulos.

Esta é uma altura crucial para o desenvolvimento dos sentidos: o cérebro do meu filhote está a definir áreas especializadas para o cheiro, o paladar, a audição, a visão e o tacto.
Posso até pensar que o útero é um local sossegado, mas estarei enganada pois já consegues ouvir tudo o que se passa, deves adorar ouvir as nossas conversas, e de certeza que já estás tão farto como a mãe de ouvir falar numa palavra CRISE…..

Os principais sons que te rodeiam são os do sangue a correr pelos vasos sanguíneos, ruídos digestivos do estômago e a voz da mamã e do papá.
Eu e o papá adoramos falar para ti filhote (se bem que o papá está sempre a repetir… SLB, SLB não percebo porquê! )

Vamos estar de férias esta semanita para descansarmos que bem precisamos, enquanto podemos! Estamos a caminhar a passos largos para a tão esperada Eco Morfológica…



Sem comentários:

Enviar um comentário