12 de abril de 2011

18 semanas de ti...

Já só faltam 154 dias

A mamã...
  • Peso:66,9
  • Barriga: 94 cm
  • Peito: maior
  • Vómitos: não
  • Náuseas: não tive esta semana
  • Tonturas: sim muitas especialmente se me levantar de repente, parece que estou em mar alto!
  • Dores: dor no umbigo! o dr diz que é normal a pele está a esticar 
  • Fadiga: alguma
  • Azia: neste momento com azia! mas a resistir ao Kompensan

O meu humor :Andamos bem sem muitas alterações com mais energia o que é muito bom! 
Os meus desejos: não tive até agora.
Acontecimentos da semana: F
eliz pois cada dia que passa te sinto mais o que me deixa derretida.  Só é pena é nao conseguir estar muito tempo em pé que sinto logo umas palpitações e a fiacr tonta... dizem que é normal! É como costumo dizer não é doença, adoro estar grávida! Mas que é uma limitação, é!
O que os livros dizem!
A mamã Mais ou menos depois de 18 semanas, começo a sentir alguma agitação na tua barriga, são os teus primeiros movimentos, eles começam por ser tipo movimentos ondulatórios, devido às ondas que que fazes dentro de mim... Nas próximas semanas, esses sentimentos tornar-se-ão mais evidentes. E, em breve, serão ainda mais evidentes! Poderei sentir e quase ver os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em pleno movimento por toda a tua barriga.
Poderei começar a sentir alterações no teu cabelo e pele, tudo isto é derivado às alterações hormonais por que estou a passar.

Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa é para contactar o médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do teu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.
Indigestões, gases, tonturas e sensação de fraqueza também são condições perfeitamente normais nesta fase.

Fazer exercício físico, como por exemplo, hidrográvidas e ioga, é bom para a circulação sanguínea e relaxamento.
Podes sentir o teu útero logo abaixo do umbigo – 2cm aproximadamente.
O ideal seria, que até agora, que tivesses ganho por volta de 4,5 a 5,8 quilos (já lá vão 7) bahhhhh , mas claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa.


Tomás... o mexilhão :) ( e eu fico toda derretida ao sentir-te)
O teu corpo – Da cabeça ao rabinho,deves ter cerca de 16 centímetros de comprimento (mais ou menos o comprimento de uma batata doce grande) e pesas quase 250 gramas. Passas o tempo a flectir os braços e as pernas.
Os vasos sanguíneos são visíveis através da pele, muito fina, e as orelhas já estão na sua posição final e destacam-se da cabeça.
As pontas dos dedos estão mais preenchidas, os olhos já tomaram a sua posição frontal (antes eles estavam na parte lateral da face). A mielina (uma camada de protecção) começa a formar-se em redor dos nervos, um processo que continuará durante um ano após o nascimento.


Os teus nervos, neste momento, já fazem conexões cada vez mais complexas. O teu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos em pleno desenvolvimento.
Neste momento estás coberto com uma cera gordurosa conhecida como vernix. Essa cera gordurosa protege-te contra rachaduras e hematomas que podem ocorrer devido à exposição ao líquido amniótico. Além disso, devido a cera ser bastante gordurosa e escorregadia, ela irá facilitar na tua saída na hora do parto.

Sem comentários:

Enviar um comentário