A mamã...
Peso: 68,9 (Anos da mamã, 3 dias de festas, só podia dar nisto, bahhhh)
Barriga: 96 cm
Peito: duro
Vómitos: não
Náuseas: não
Tonturas: se não beber café logo de manhã parece que facilmente ando em alto mar!
Dores: de costas!!! A ver se com a hidroginástica isto melhora :) Algumas cambrias, e dor num calcanhar esquerdo que não deve ter nada a ver com a gravidez
Fadiga: canso-me facilmente não posso dizer o contrário!
Azia: pela primeira vez ontem tomei um Kompensan, realmente passou logo.
O meu humor : com muitas alterações de humor, é verdade admito J
Os meus desejos: continuo sem desejos propriamente ditos, nunca mais começa a haver o melão e melancia bons característicos do Verão. (dispenso o calor, é verdade! E hoje dão 31º para Lisboa.....)
Acontecimentos da semana: Fomos à consulta dos 5 meses, gravámos pela vez a tua ginástica, vimos-te a colocar a mãozinha na boca e como não és nada envergonhado deu para confirmar que és mesmo um Tomás J. Apesar das queixas da mamã o dr. diz que está tudo óptimo connosco.
O que dizem os livros!
A grávida não pára de ganhar peso - a média é de 250 gramas por semana. Outra coisa é que o apetite aumenta e é perfeitamente normal sucumbir à vontade de comer uns doces de vez em quando, mas tente encontrar substitutos mais saudáveis no caso dessa vontade ser muito frequente. Quem controla o consumo de doces engorda bem menos na gravidez. (bem tento!)
Tomás… na última ecografia
Peso: 414 grs
DPP: deu que a tua dpp será para 9/9/2011, 3 dias antes da primeira data.
Medidas: Tem cerca de 25 centímetros de comprimento, da cabeça ao calcanhar.
Percentil: 50
A pele continuará enrugada até ganhares peso suficiente para a preencher e a penugem fina (lanugo) que cobre a cabeça e o corpo é agora visível. Os teus olhos já se desenvolveram, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha a pigmentação.
O pâncreas, essencial para a produção hormonal, desenvolve-se igualmente a um ritmo constante. Os lábios tornam-se mais nítidos e começam a surgir os primeiros sinais da presença de dentes, sob a forma de rebentos abaixo da linha das gengivas. Só deverá ver o teu primeiro dente quando tiveres 4 a 7 meses de idade, a menos que seja um daqueles casos raros em que nasce já com dentes.
É mesmo verdade:
Apenas um em cada 2.000 bebés nasce com um dente.