19 de maio de 2011

23 semanas de ti...

A mamã...
  • Peso: 69,8 (decididamente sem comentários)
  • Barriga: 98 cm
  • Peito: duro
  • Vómitos: não
  • Náuseas: não
  • Tonturas: não tive esta semana.
  • Dores: dores de costas! Algumas caimbras principalmente de noite, e os pés e pernas inchados por causa do calor.
  • Fadiga: tenho muito sono e sinto cansaço alternado com picos de energia mas que facilmente se esgota! 
  • Azia: continua.... (dizem que quando se tem azia o bebé nasce peludo :) ).

O meu humor : com alterações emocionais como o papá chama, principalmente o aumento de peso deixa me muito para baixo...
Os meus desejos: continuo sem desejos se bem que me apetece muito cerejas melão e melancia mas não é nada que não consiga suportar. Apetece-me é um geladinho, doces mas enfim quanto a isso tanto vem a vontade como depois penso que não pode ser e esqueço.
Acontecimentos da semana:  Fizemos hoje as análises ao diabetes gestacionais, a mamã foi picada três vezes mas ou ia preparada para muito pior ou então concluo que não custa assim tanto, há coisas piores...

O que dizem os livros!
Pode ser que sua gengiva sangre um pouco ao escovar os dentes -- uma reclamação comum das grávidas (assim como sangramento no nariz). Os hormônios da gravidez podem provocar inchaço e inflamação das gengivas (gengivite), o que leva ao sangramento. 


O que fazer? Escove os dentes com uma escova de cerdas bem macias e passe o fio dental com bastante delicadeza. Se você não tiver esses cuidados, a gengivite pode piorar e virar uma periodontite, uma doença mais séria que atinge o osso e outros tecidos que sustentam a gengiva. 


Procure se programar para ir ao dentista agora, já que depois que o bebê nascer vai ficar bem mais complicado arrumar um tempinho! 


Tomás…
Peso: 500 grs
Medidas: Cerca de 29 cm

Os vasos sanguíneos do pulmão estão se preparando para a respiração e para que engulas normalmente, embora só vás eliminar as primeiras fezes após o nascimento, exceto em casos extraordinários. 

Neste momento o teu tom da pele dele é rosado, independentemente da cor que terá no futuro, e ela está toda enrugadinha. A pele é tão fina que daria até para ver as veias por dentro do corpo. A cor da tua pele só vai se estabelecer de fato durante o primeiro ano de vida.
A audição já funciona,  consegues ouvir uma versão meio distorcida da minha voz, dos meus batimentos cardíacos e os barulhos que meu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do cachorro ou o motor do aspirador de pó, não te devem incomodar quando os ouvires fora do útero. 

Vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero, e um dos compositores testados e aprovados foi Vivaldi. (já pedi ao papá para conseguir estas musiquitas).


Sem comentários:

Enviar um comentário