18 de fevereiro de 2011

Hoje fazemos 11 semanitas bébé...

11ª SEMANA
Se estás grávida de 11 semanas: Já só faltam 203 dias
(na verdade estás na tua 9ª semana de gestação, e 11ª desde o teu UPM)

O bebé mantém-se ocupado a dar pontapés e a esticar as pernas.
Mamã– O teu bebé, agora do tamanho de um figo, está completamente formado – tem cerca de 4 cm de comprimento e pesa pouco mais de 7 gramas.
A pele é ainda transparente, pelo que são visíveis muitos dos vasos sanguíneos. Alguns ossos começam a endurecer. Em breve, poderá começar a abrir e fechar os punhos. Já se ocupa a dar pontapés e a esticar as pernas e os seus minúsculos movimentos são tão fluidos que parece estar a dançar ballet aquático.
Os dedos das mãos e dos pés já se separaram totalmente. A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e fortalecer-se até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero.
Os seus movimentos vão aumentando à medida que o corpo cresce e se torna mais desenvolvido e funcional. Quando o diafragma do bebé se desenvolver, é possível que também comece a ter soluços.
Enquanto que todos os órgãos vitais já estão formados e a funcionar correctamente, continuam a desenvolver outras partes do seu corpo: as unhas formam-se, as orelhas crescem, a zona dos olhos desenvolve-se melhor. O sangue circulará entre o bebé e o útero.
O bebé começará a mexer-se, no entanto, como ainda é muito pequenino, só daqui a cerca de um mês começarás a sentir todos estes exercícios aquáticos ou agitações intra-uterinas. Outros interessantes desenvolvimentos incluem.
As pálpebras fecham-se e fundem-se. E, a íris dos olhos começa agora a desenvolver-se.
Em algum momento desta semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebé e o útero. A placenta começará a funcionar como tal.
Apesar dos testículos ou ovários já estarem completamente formados, não comeces já a decoração do quartinho. Ainda não será possível ver o sexo do teu bebé por mais algumas semanas.
Nas próximas nove semanas, o teu bebé aumentará 30 vezes em peso e quase triplicará em comprimento. Poderás sentir-te como se estivesses aumentado 30 vezes em peso também... no entanto podemos garantir que não, pois ainda tens muito pela frente… ainda não viste nada loool
As palmas de suas mãos também se tornam mais sensíveis, fazendo com que ele sinta tudo o que toca. Além disso, o olfato do teu bebé e os outros sentidos vão começar a se desenvolver nesta semana.
Outra novidade interessante também, é que nesta semana o teu bebé começará a explorar o seu próprio corpo, como por exemplo brincar com o seu próprio nariz.

Mamã – Gravidez tem tudo a ver com "puderes dar-te ao luxo de…" e com abstinência, os dois de uma só vez. Tanto poderás dizer, "Outra bola de sorvete?", ou melhor, "duas!" E, ao mesmo tempo: "Vinho? Não obrigada, só um copo de água para mim."
E, ainda tens 29 semanas pela frente de tudo isso, ou nada daquilo! Concentra-te nas tuas regalias (sorvete, chocolate…, etc, ect).
Pela “primeira vez a desculpa "Esta noite não, meu amor, estou com dor de cabeça" - poderá ser verdadeira, pois é bem provável que esta semana sofras de dores de cabeça. Está provado que devido às hormonas, as mulheres grávidas sofrem fortes dores de cabeça. E, conseguires livrar-te delas pode tornar-se uma tarefa algo complicada. O uso de Paracetamol é seguro de tomar na gravidez,
Poderás notar algumas diferenças no que toca a cabelo e unhas: crescimento e fortalecimento.
– Beber leite e água nesta fase é muito, muito importante. O cálcio vai fortalecer a estrutura óssea, a tua e a do teu bebé.
– Começa a registar o crescimento da tua barriga. Podem surgir situações engraçadas e mais tarde gostarás de recordar tudo isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário