13 de fevereiro de 2011

10 Semanas de ti...

(cerca de 8 semanas após a concepção)

O Bebé:
No início desta semana o bebe mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. Como o crescimento da cabeça continua, eles irão migrar para a porção frontal da face. As orelhas estão implantadas em posição baixa na cabeça, contudo se moverão para cima à medida que ela crescer. Nos próximos 3 dias a língua termina sua formação. O fígado causa uma proeminência ventral no abdomen. Em embriões femininos o clitóris está começando a se formar. O pênis se desenvolverá a partir dos mesmos tecidos, apesar de ainda ser difícil de reconhecer os genitais externos. A maioria das articulações já se formou - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma do embrião. No final desta semana, o embrião mede cerca 26-30 mm e pesa cerca de 2,0 g. Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes.

A Mamã:
O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos. Nesta semana vamos nos queixar de mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. Seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, você vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, em sua barriga, mamas e pernas.

Ganho de Peso: A quantidade de peso que uma gestante ganha varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez na mesma mulher. Vamos fornecer alguma orientação aqui, mas tenha em mente que os números não contam tanto quanto o alimento que você ingere. Se você consome alimentos nutritivos em quantidades adequadas, estará se alimentando bem para você e seu bebê. Se você ganha mais peso que o recomendado, mas consome alimentos saudáveis, há grande chance de seu peso logo voltar ao normal após o parto. Lembre-se - não faça dieta durante a gravidez, a menos que seu médico recomende.
GANHO DE PESO PARA GRÁVIDAS DE UM SÓ FETO
Peso antes de engravidar Ganho de peso aceitável até o final
Grávidas abaixo do peso ideal 12 a 18 Kg
Grávidas com peso ideal 10 a 16 Kg
Grávidas acima do peso ideal 6 a 10 Kg

Sem comentários:

Enviar um comentário