18 de setembro de 2016

20 semanas - gravidez

20 semanas de ti... estamos a meio da nossa caminhada para te conhecer

Peso: 300 grs
Medidas: Tem cerca de 16,50 centímetros de comprimento, da cabeça até ao rabinho, e cerca de 25,5 centímetros da cabeça ao calcanhar. (Nas primeiras 20 semanas, utilizamos a medida do topo da cabeça do bebé até ao rabinho. A partir daqui, utilizamos as medições da cabeça até aos pés. Isto deve-se ao facto de o bebé enrolar as pernas contra o peito durante a primeira metade da gravidez, dificultando a medição.)

As tuas características faciais estão formadas, o cabelo está em crescimento. O coração está mais forte e conseguem-se ouvir os batimentos cardíacos pelo estetoscópio.
Nesta fase a medula óssea está a criar células de sangue (os glóbulos brancos).
Os  intestinos estão a funcionar e ele absorve açúcar contido no líquido amniótico, que, segundo os especialistas, desenvolve o sistema digestivo e condiciona-o a funcionar corretamente após o nascimento do bebé.
A partir desta altura, a mãe começa a distinguir perfeitamente os movimentos, ou nos casos em que já sentia, estes intensificar-se-ão.
Estás coberto por uma substância branca gordurosa chamada vernix caseosa, que protege a pele durante a sua longa imersão em líquido amniótico. Quando chegar a altura, este macio revestimento também facilitará a passagem pelo canal de parto.
Já engole mais, o que constitui um bom treino para o sistema digestivo. Começou  também a produzir mecónio, uma substância preta e pegajosa composta por células mortas, secreções digestivas e líquido amniótico ingerido. Este mecónio vai-se acumulando nos intestinos e fará aparecerá na primeira fralda suja (embora alguns bebés o eliminem no útero ou durante o trabalho de parto).

Nós...
Continuam os enjoos, dor ciática na perna esquerda, muito pouco simpática, já comecei a adoptar a cinta mas só alivia a zona lombar, quanto ao peso até agora 2,7 kg.





Sem comentários:

Enviar um comentário