30 de janeiro de 2013

Deixar a fralda...

Próximo passo cá por casa, assim que o tempo começar a melhorar... têm algumas dicas?

Andei a ler alguma coisa sobre o assunto, entre o O grande livro das birras e dos medos de Mário Cordeiro, como já tinha colocado aqui noutro post, bom mas agora o tema do desfralde...


Está a chegar a altura em que o seu rebento tem de deixar as fraldas. Nesta altura começam as dúvidas, pois não se sabe bem por onde começar.

Se a sua criança tiver por volta de 1 ano de idade, está na altura de começar a treiná-la para começar a fazer as suas necessidades no pote, deixando pouco a pouco a necessidade de usar fraldas. Esse treino pode começar com simples passos prévios. Ficam aqui algumas dicas:

Comece cedo

  • Se a situação for confortável para si, leve a sua criança consigo quando for à casa de banho. Explique-lhe o que está a fazer sentada na sanita. Explique-lhe que quando for maior também vai fazer cocó e xixi na sanita, em vez de o fazer nas fraldas.
  • Sempre que mudar a fralda, durante esse tempo, narre o acontecimento com as palavras cocó, limpar, xixi,… todas as relacionadas com o facto de ir à casa de banho.
  • Ensine a sua criança a compreender tarefas, coisas simples como: “por favor vai buscar o brinquedo à sala”, ou “por favor coloca a bola no cesto dos brinquedos”.
  • Deixe a sua criança perceber se ele encheu ou molhou a fralda. Diga-lhe “fizeste cocó” ou “fizeste xixi”.
  • Incentive a sua criança a fazer ela mesma as suas coisas, como puxar as calças, beber pelo seu copo, …
  • Diariamente propicie um momento tranquilo onde lê para a sua criança, mantendo-a atenta e calma. Desta forma a criança aprende a ter momentos de quietude sentindo que é um momento especial. Mais tarde poderá associar a hora de ir ao pote a este momento, quando assim for necessário.
  • Pergunte à sua criança se ela está pronta para fazer xixi e cocó como os adultos, e incentive-a com o facto de vir poder fazer algo que os adultos fazem.

Prepare-se

  • Compre um pote estável para iniciar, fraldas de cinta elástica, e mais algumas com sensação de humidade.
  • Coloque o pote na casa de banho e diga à sua criança para o que serve.
  • Leia alguns livros divertidos para crianças sobre o “ir sozinha ao pote”.
  • Deixe a criança simplesmente sentar-se no pote, e não espere que ela faça nada.

Treine  

  • Comece a vestir a sua criança com fraldas de cinta de elástico, bem como calções ou calças fáceis de descer.
  • Crie uma rotina: logo que ela acorde, antes de dormir, depois dela comer, antes de entrar no carro, sente-a no pote.
  • Se lhe parecer que ela está para fazer algo, não lhe pergunte, diga-lhe: vamos ao pote.
  • Quer seja menino ou menina, ambos conseguem aprender a sentar-se. Ensine o seu menino a colocar o pénis para baixo quando está no pote. Logo que ele consiga, poderá fazer xixi em pé.
  • Neste tipo de situação a criança tem de estar relaxada, por isso, leia-lhe um livro, conte-lhe uma história, ou simplesmente converse com ela acerca de algo.
  • Compre um sabonete colorido num formato divertido. Faça com que o lavar de mãos logo de seguida seja algo engraçado e faça parte da rotina.
  • Elogie-a muito quando ela conseguir!
  • Não espere que não existam derrames e alguns acidentes, é normal; prepare-se para limpar de forma calma sem dar muita importância ao assunto.
  • Durante o sono opte por fraldas de cinta elástica.
  • Sempre que estiver fora de casa, vá a casas de banho diferentes: no café, restaurante, para que a criança se habitue a casas de banho diversas.
  • Tenha paciência, são necessários 3 a 12 meses para que a sua criança consiga fazer as necessidades de forma independente.
  • Se a sua criança fizer birra e grandes alaridos porque não quer usar o pote, não perca a calma. Se perceber que está a ficar sem paciência, pare o treino. Reveja o que pode estar a falhar e recomece mais tarde. Pode não ser a altura certa para a sua criança. Cada criança tem o seu próprio timing. Quando voltar a tentar use outra estratégia diferente. (informação retirada de www.demaeparamae.pt)

28 de janeiro de 2013

A nossa viagem ♥ no Facebook

Para que seja mais fácil a interação com vocês que sei que nos visitam criei uma página do facebook espero que gostem e participem... a porta está aberta ♥ A nossa Viagem



Vida injusta

Cedo a vida me fez ver que não é justa, quando se perde um pai aos 17 anos, aprende-se da pior maneira, mas por vezes, parece que me esqueço deste ensinamento! E é nestes momentos que vemos que valemos muito pouco e que temos de aproveitar cada minuto, andamos todos de baixo astral, mal humorados pela crise, pelas profissões exigentes etc, etc, mas quando vemos notícias como a de ontem onde 40 pessoas saem de casa todas felizes para irem passear com as famílias e de repente, puff!! Saber hoje que uma das vítimas tinha a sua filha de 2 anos ao colo faz-me ficar com o coração do tamanho de uma migalha! Depois do outro lado do atlântico 200 mães que ficaram sem os seus filhos, pessoas cheias de projetos que simplesmente deixaram de existir... não há palavras! Que descansem em paz!

E com isto só tenho a agradecer pela sorte de ter o privilégio de partilhar cada minuto com quem me rodeia e especialmente com o meu pequeno grande homenzinho! Maridão e mamã!


14 de janeiro de 2013

Pronovias - Manuel Mota

Hoje fiquei a saber que este sr. faleceu, nem queria acreditar, sempre adorei os vestidos de noiva desenhados por ele (embora não sejam para todos os bolsos) ainda cheguei a experimentar uns dele e realmente caíam muito bem... Enfim o mundo da moda principalmente o das noivas perdem muito...

Fotos retiradas de http://www.casamentoclick.com

12 de janeiro de 2013

Arrumar árvore de Natal!

Aqui está uma das tarefas que não gosto nada de fazer daí vou adiando adiando, mas tem de ser... Já sei que se não for eu estará certamente no mesmo sítio até ao próximo Natal, desde que me lembro já na minha infância era eu e o meu pai a "montar" um momento bastante aguardado e divertido especialmente pela parte dos enfeites em chocolate, que claro está nunca chegavam à consoada, vai se lá saber quê...

O primeiro ano que o T. viu a árvore a cores, (dizem que os bebés só depois dos quatro meses é que vêem a cores (tenho uma certa curiosidade em saber como chegaram a esta conclusão) mas se assim é, o ano passado não valeu), no primeiro dia tirou uma bola e claro está quando ia atrás dele para tirar das mãos, já a prever o que se iria passar, caiu e a bola desfez-se em mim, irresponsabilidade a minha, mas ás vezes nem dá tempo para pensarmos, então o próximo passo foi colocar só bolas ou enfeites que não ferissem à altura das mais do T. então passaram a ser as bolas de esferovite (brancas) as favoritas dele, adorou a parte de as tirar da árvore e andar pela casa a fugir ou escondê-las...

8 de janeiro de 2013

Birras...

Ainda não cheguei a esse capítulo, sim porque espero sinceramente que encontre por lá a fórmula mágica para saber lidar com estas cenas! senão já me estou a ver, quando formos a qualquer lado a dar de comida ao T. com as minhas mãos! Sim porque só assim tenho conseguido lhe dar de comer, acha-se já um sr grande e não quer que ninguém lhe dê comida muito menos com colher ou garfo, quer ser ele a comer com as mãos! Dêem-me umas luzes please senão vou dar em maluquinha! E que tal se estes miúdos viessem com manual de instruções, não?!?!!?

7 de janeiro de 2013

Promoções Pingo Doce

Aqui fica as promoções que constam no folheto desta semana (de 8 a 13) do Pingo Doce, apesar de eu ter tido muito azar sempre que quis aproveitar as promoções desta marca estavam sempre esgotadas, mas aqui fica para quem tenha mais sorte, vale a pena, para mim estas são as fraldas que gosto mais, e o leite também de aproveitar.



6 de janeiro de 2013

Promoções Continente e Jumbo

Com a conjuntura atual cada vez mais tento poupar ao máximo sempre que posso, uma coisa que sempre fiz e consegui até hoje foi nunca ter comprado nem toalhitas nem fraldas sem desconto, foram sempre com 50% de desconto e por vezes ainda utilizei uns vales da Dodot que dá para pedir no site, tem sido uma boa gestão, mas a partir de agora sempre que souber de boas promoções partilho convosco :)



5 de janeiro de 2013

O que andamos a ler...

Visto que o pintainho anda a passar uma fase (dizem que sim, sinceramente acho que toda a vida nos testará com birras) achei interessante ver o que pensam disto e ver como lidar em determinadas situações. É interessante por isso recomendo!

4 de janeiro de 2013

♥ 16 meses de Ti meu Amor ♥


Há 2 anos atrás descobrimos que o T. tinha entrado nas nossas vidas, um misto de emoções se apoderou de nós entre a felicidade e o medo, sem explicação! Hoje o T. faz 16 meses (Dezasseis!!!, o tempo voa mesmo!) cada dia que passa amo-te mais filhote!



Ação solidária EPAL vs Luta Contra a Fome

Uma excelente oportunidade para sermos solidários, só é pena que seja limitada aos moradores de Lisboa, mas quem o for não deixe de participar, por cada adesão serão doados 4€ para a Luta Contra a Fome!

www.embaixadores.com/site_ext2.php?id=19&code=wpfrkyoav7


1 de janeiro de 2013

Dentes

O meu pintainho anda aflito, com um ano e quase quatro meses já tem catorze dentes, resultado: durante a noite geme e anda nas birras para comer, hoje o pai teve de pôr no YouTube o Gangnam Style, só falta fazermos o pino e dois mortais e claro anda muito mais rabuja, a sorte é que não é daqueles bebés que choram por tudo, mas custa tanto, ainda bem que não irá ter memória disto. Enfim todos temos e tivemos de passar por isto mas que é muito chato é!