2 de junho de 2011

25 semanitas de ti bebé...

A mamã...
  • Peso: 70,3
  • Barriga: 98 cm
  • Peito: duro
  • Vómitos: não
  • Náuseas: não
  • Tonturas: não tive esta semana.
  • Dores: dores de costas, cambrias e obstipação.
  • Fadiga: Sinto-me com bastante energia principalmente no inicio do dia... mas que facilmente se esgota se abusar nos esforços ou nas lides de casa... Ao fim da tarde bocejo bastante e depois passa sem perceber porquê nem como...
  • Azia: continua.... 

O meu humor : as alterações emocionais como o papá chama, continuam...
Os meus desejos: sem desejos, apenas sabe-me muito bem comer meloa, melão e melancia, mas nada que não gostasse de comer nesta altura do ano.
Acontecimentos da semana:  Os resultados das análises dos diabetes gestacionais estão optimos... vamos ver o que o sr. dr. diz na próxima consulta

O que dizem os livros!
Parece-lhe que os seus órgãos começam a achatar? Não se admire: o seu útero já tem o tamanho de uma bola de futebol. Mede cerca de 25 cm de diâmetro desde o osso púbico até cima, até um ponto a metade do caminho entre o umbigo e o externo (o osso onde se juntam as costelas).
Controlo da diabetes. Regra geral, realizar-se-á uma análise de urina em cada consulta. É provável que lhe façam uma análise de tolerância à glicose, mais ou menos agora, entre as 24 e as 28 semanas. Este exame permite detectar sintomas de diabetes gestacional, uma alteração que eleva o nível de açúcar no sangue, mas que costuma desaparecer depois do parto. Esta doença afecta entre 2% e 5% das grávidas. O exame é muito simples. Primeiro terá de beber uma solução açucarada. Uma hora mais tarde, ser-lhe-á tirada uma amostra de sangue e o seu nível de açúcar será analisado. Se for demasiado elevado, talvez tenha que seguir uma dieta especial e, em alguns casos, ser tratada com insulina.
Micção frequente. A necessidade constante de urinar pode ser um dos piores incómodos da gravidez. Ainda há pouco tempo veio da casa de banho e já tem que ir outra vez! Por muito inconveniente que possa ser, não deixe de despejar a sua bexiga quando sentir necessidade. As infecções do tracto urinário (ITU) são muito frequentes durante a gravidez e podem ser causadas ou agravadas por não urinar imediata ou completamente.
Sintomas reveladores. Um dos sintomas das ITU é a necessidade frequente de urinar. Outro é a sensação de urgência, de tal modo que se sente uma necessidade premente de urinar, mas não sai nada. Talvez sinta ardor ao urinar ou talvez a urina tenha um odor desagradável. Se notar algum destes sintomas, telefone ao seu médico o mais cedo possível. As ITU tratam-se facilmente, mas podem causar graves complicações se não se tratarem durante a gravidez. 

A voz dos especialistas. Ressona tanto que acorda o seu companheiro à noite? Esta é uma das contrariedades habituais da gravidez. O aumento de estrogénios provoca congestão, que por sua vez pode fazer com que ressone.


Tomás…
Peso: 680 grs
Medidas: Cerca de 30 cm

Mesmo sem ar nos pulmões, começa a a fazer alguns exercícios de respiração.  Por outro lado, os cinco sentidos estão se desenvolvendo com rapidez. 

Tomografias do cérebro de fetos nesta fase mostram que os bebês respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça -- o que, segundo especialistas, indica o funcionamento do nervo óptico.

A cada dia que passa, pareces-te mais com o recém-nascido que será daqui a alguns meses. O cabelo já tem cor e textura, embora depois do nascimento elas possam mudar. Bebês que nascem com cabelo escuro muitas vezes depois ficam com cabelo claro e vice-versa.

Sem comentários:

Enviar um comentário